Crédito da imagem: Freepik.com

Assistente Técnico x Advogado x Cliente: A parceria crucial para o sucesso da ação judicial

Autores: Marcel Sato, André Miyahara, André Gamino.

Data: 16/04/2018

Diversas são as situações onde nos deparamos com o desconhecido. O desconhecido para nós, pode ser algo comum para outras pessoas, por diversos fatores. Em uma situação onde há discussão envolvendo demandas técnicas, tal situação é comum quando há pessoas de diferentes formações e experiências envolvidas. Nas ocasiões onde há demanda técnica de engenharia sendo discutida em um processo/ação judicial, não é diferente. Os advogados auxiliam seus clientes em relação aos aspectos jurídicos. O engenheiro assistente técnico auxilia os advogados e seus clientes, no que tange assuntos técnicos relacionados ao seu expertise.

Até então, nada de estranho ou novo para a maioria dos profissionais do meio jurídico. Pode ser até que haja algo de novo para a maioria das pessoas leigas em relação aos assuntos relacionados à esfera jurídica. A via mais natural para que se estabeleça a relação entre assistente técnico x advogado x cliente, geralmente é estabelecida através das etapas:

  1. Cliente tem um problema e procura o advogado;
  2. Este ingressa com a ação judicial por entender que há razão jurídica para tal;
  3. Há uma discussão jurídica entre as partes (autor e réu) através de contestações;
  4. Até que o juiz identifica que há discussão envolvendo assunto técnico e resolve que há necessidade de um expert na matéria para auxiliá-lo, ou seja, o juiz nomeia um perito judicial de sua confiança para resolver as dúvidas técnicas do processo e poder tomar suas decisões;
  5. Neste momento ele faculta às partes a indicação de um assistente técnico e elaboração de quesitos que devem ser respondidos pelo perito judicial;
  6. É nesta etapa que o advogado ou seu cliente procuram alguém para auxiliá-los, ou seja, eis que surge a figura do assistente técnico.

No exemplo ilustrado, o trabalho do engenheiro atuando como assistente técnico é direto e evidente, pois, geralmente o processo já está em curso e o advogado e seu cliente, foram indagados pelo juiz responsável pelo julgamento à indicarem um assistente técnico para dar curso à uma perícia de engenharia. Porém, esta via mais natural para estabelecer a relação entre assistente técnico x advogado x cliente pode causar efeitos extremamente indesejados.

Uma quantidade relativamente grande de ações que recebemos em nosso escritório apresentam problemas que poderiam ser evitados caso a relação entre assistente técnico x advogado x cliente tivesse sido estabelecida antes do ingresso da ação, através de uma simples consulta ou até mesmo através da elaboração de um parecer técnico preliminar para embasar melhor a entrada da ação judicial, bem como para elaborar uma estratégia mais adequada (ou até mesmo mais correta) para a abordagem jurídica.

A falta da consulta prévia ao ingresso da ação ao profissional qualificado e experiente pode ocasionar maior lentidão no rito processual, o que pode implicar maiores prejuízos financeiros ao cliente (e até mesmo emocionais). Na melhor das hipóteses, o atraso é o maior prejuízo. Na pior delas, é possível que o cliente perca a ação, mesmo tendo razão (!!!), o que por si só já é algo extremamente revoltante, pelo simples fato de não ter havido justiça.  E olha que é o que mais buscamos atualmente, visto todo o (triste) histórico de corrupção em nosso país.

É neste sentido que a Ideari Engenharia® possui o compromisso com os seus clientes de buscar fornecer o seu melhor em termos de assistência técnica em processos/ações judiciais e procedimentos arbitrais (extrajudicial). O nosso atendimento é diferenciado e personalizado. Buscamos entender à fundo os problemas enfrentados pelos nossos clientes, assim como buscamos as melhores alternativas para solucioná-los, sempre dentro da ética, profissionalismo e normas vigentes de engenharia. Atendendo diversas cidades e regiões do país, estamos sempre à disposição para qualquer desafio. Consulte-nos para o seu próximo trabalho e temos certeza de que a nossa qualidade será facilmente notada. Ideari Engenharia. Ideal para você.

Marcel Sato

Sócio Proprietário / Responsável Técnico
Áreas: Engenharia Mecânica / Materiais / Óleo e Gás / Biomédica

É responsável técnico da área de engenharia mecânica da Ideari Engenharia. Responde por perícias e assistência técnica em assuntos de: engenharia mecânica; automotiva; materiais; análise de falhas; segurança do trabalho; avaliações de máquinas e equipamentos; projeto mecânico. Possui mais de 11 anos de experiência na área de engenharia mecânica.

André Gamino

Consultor
Áreas: Engenharia Civil / Materiais / Estruturas / Patologias

É responsável técnico da área de engenharia civil da Ideari Engenharia. Responde por perícias e assistência técnica em assuntos de: engenharia civil; projeto e cálculos estruturais; materiais; patologias; avaliação de imóveis. Possui mais de 17 anos de experiência na área de engenharia civil.

RSS Notícias recentes

Somos uma empresa de consultoria em engenharia com corpo técnico multidisciplinar de alta qualificação, formado por mestres e doutores, nas áreas de engenharia mecânica, elétrica e civil.

Nossa equipe oferece a você o estado da arte na solução de problemas complexos, perícias, emissão de laudos, emissão de parecer técnico, auxílio técnico em processos, consultas técnicas e inspeções.

Segunda à Sexta das 08:00 às 17:00 hs

(18) 4104-1932

contato@ideari.com.br

Rua Laurindo Caetano de Andrade, 402.
Vila Estádio, Araçatuba – SP.
CEP: 16020-030.